Bem-vindo

sábado, 24 de janeiro de 2015

Fichas de observação



Ficha modelo de observação individual do aluno

1. Área de avaliação: Comportamento

CONCEITO DE AVALIAÇÃO

ITEM DE AVALIAÇÃO
Sempre
Frequentemente
Raramente
Nunca
1
Relaciona-se bem com os amigos




2
Relaciona-se bem com o professor




3
Atende as pessoas com boa vontade




4
Tem espírito cooperativo nas atividades do grupo




5
Integra-se facilmente ao grupo




6
Depende muito do auxílio do adulto




7
Lidera seu grupo




8
Tem iniciativa própria




9
É cuidadoso, mantendo em ordem seu material escolar




10
Realiza as atividades com ordem e limpeza




11
Respeita as regras do jogo




12
Tem boa atenção




13
Tem boa concentração durante as atividades




14
Interessa-se por atividades de modelagem




15
Interessa-se por atividades de recorte e colagem




16
Interessa-se por atividades de pintura




17
Interessa-se por atividades de montagem e construção




18
Interessa-se por atividades de desenho




19
Interessa-se por atividades de música/movimento/ritmo




20
Interessa-se por atividades de recreação




21
Trabalha em silêncio quando necessário




22
Participa com interesse de todas as atividades propostas




23
Participa com interesse quando estimulado




24
Demonstra agilidade em coordenar seus movimentos




25
Consegue participar de atividades que exijam atenção e reflexão imediata




26
Mantém uma atitude de colaboração e respeito nos jogos do grupo




27
Atende às solicitações para casa




28
Gosta muito de atividades livres




29
Tem dificuldade em compreender um comando e/ou chamado








2. Área de avaliação: Psicomotricidade

CONCEITO DE AVALIAÇÃO

ITEM DE AVALIAÇÃO
Sempre
Frequentemente
Raramente
Nunca
1
Anda bem e com postura




2
Esbarra nos outros e nos objetos




3
Deixa cair as coisas que segura




4
Cai muito




5
Senta-se corretamente




6
Fica cansado com facilidade




7
Tem agilidade com o manejo dos brinquedos




8
É muito ativo




9
Tem facilidade em recorte e dobradura




10
Usa tesoura de forma adequada




11
Segura o lápis e o pincel de forma correta




12
Tem facilidade em fazer exercícios de coordenação motora




13
Tem facilidade em imitar posições




14
É capaz de nomear e localizar (em si mesmo e nos outros) as partes do corpo




15
Demonstrou preferência pelas atividades artísticas




16
É capaz de colorir dentro dos limites




17
É capaz de copiar figuras




18
Usa predominantemente a mão direita




19
Usa predominantemente a mão esquerda




20
Cumpre no tempo previsto, as atividades propostas







3. Área de avaliação: Linguagem

CONCEITO DE AVALIAÇÃO

ITEM DE AVALIAÇÃO
Sempre
Frequentemente
Raramente
Nunca
1
Conversa espontaneamente com os colegas




2
Tem clareza ao se expressar




3
Constrói frases




4
Tem bom vocabulário para sua idade




5
Tem boa expressão




6
Apresenta gagueira




7
Ouve bem




8
Tem facilidade para memorizar




9
É capaz de fazer leitura e desenhos de imagens (com fins de comunicação)




10
Tem interesse por livros e gravuras




11
É capaz de compreender e reproduzir histórias




12
Gosta de ouvir histórias




13
Comunica-se com incorreções gramaticais graves




14
Cria pequenas histórias com seqüência lógica




15
Tem boa coordenação de pensamento








4. Área de avaliação: Aspecto emocional

CONCEITO DE AVALIAÇÃO

ITEM DE AVALIAÇÃO
Sempre
Frequentemente
Raramente
Nunca
1
Chega alegre e sorridente à escola




2
É uma criança calma




3
É criativo




4
Reage agressivamente




5
Gosta de receber carinho




6
É carinhoso




7
Tem baixa resistência a frustração




8
Tem atitudes diferentes na presença do pai e/ou mãe




9
Quando suas vontades são recusadas reage com choros ou lamúrias




10
Tem uma aparência triste




11
É muito comunicativo




12
Fica isolado




13
Não se aproxima do professor






5. Área de avaliação: Formação de hábitos

CONCEITO DE AVALIAÇÃO

ITEM DE AVALIAÇÃO
Sempre
Frequentemente
Raramente
Nunca
1
Espera sua vez para falar




2
Alimenta-se bem e em horários próprios para a alimentação




3
Sabe despir-se e vestir-se




4
Vai ao banheiro sozinho




5
Controla fezes e urina




6
Precisa de ajuda na hora do lanche




7
Guarda material e jogos didáticos usados




8
Conduz seu próprio material (merenda, pasta, livros, brinquedos, jogos)




9
Sabe empregar palavras de cortesia (por favor, dá licença, muito obrigado, etc.)




10
É pontual




11
É assíduo





Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO